Categorias
Blog

Benefícios de comer semente de abóbora

As sementes de abóbora possuem diversos benefícios para a saúde, ajudando a melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, a promover a saúde intestinal e a diminuir a inflamação no organismo causada por diversas doenças.

Esses benefícios são devido ao fato das sementes de abóbora serem ricas em gorduras boas, fibras, antioxidantes, vitaminas E, A e C, e minerais, como ferro e magnésio.

As sementes de abóbora podem ser consumidas torradas, com ou sem a casca, inteiras ou trituradas, em saladas, bolos, pães e iogurtes.

Benefícios da semente de abóbora

Os principais benefícios da semente de abóbora para a saúde são:

1. Favorece o relaxamento e promove o bem-estar

Essas sementes possuem uma elevada quantidade de magnésio e triptofano, que são substâncias que atuam a nível cerebral, ajudando a combater o excesso de estresse, o cansaço e estimular a memória.

2. Promove a perda de peso

As sementes de abóbora são ricas em fibras que aumentam a sensação de saciedade e diminuem a quantidade de alimentos consumidos ao longo do dia, promovendo, assim, a perda de peso.

3. Ajuda a aumentar a massa muscular

As sementes de abóbora são uma excelente fonte de proteínas, por isso pode ser interessante incluir na alimentação quando o objetivo é ganhar massa muscular, podendo ser incluída em saladas, em vitaminas, no iogurte, nos cereais e nos lanches.

4. Protege as células do organismo

Devido ao seu elevado teor de antioxidantes como os carotenoides e a vitamina E, as sementes de abóbora ajudam a proteger as células do organismo do efeito dos radicais livres, ajudando a diminuir a inflamação, assim como ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como o de estômago, próstata, cólon e mama.

5. Diminui a inflamação

As sementes de abóbora são uma excelente fonte de ômega-3, no qual exerce uma ação anti-inflamatória contra os processos de estresse ou de doenças que possam estar causando um estado do inflamação do corpo, ajudando a proteger o organismo de doenças cardiovasculares e cerebrais e melhorando a memória e a disposição.

6. Melhora a saúde da próstata e da tireoide

As sementes de abóbora são ricas em zinco, um mineral que é importante para fortalecer o sistema imune e que ajuda a regular o funcionamento da tireoide. Alguns estudos demonstraram que o consumo diário dessas sementes ajuda a diminuir os sintomas de hiperplasia benigna da próstata e a melhorar a qualidade de vida.

7. Ajuda a combater os parasitas intestinais

Essas sementes têm sido utilizadas como remédio caseiro para combater os parasitas intestinais, já que possuem ação antiparasitária e anti-helmíntica, podendo ser consumida tanto por crianças quanto por adultos.

8. Combate a anemia

As sementes de abóbora são uma excelente fonte vegetal de ferro e, por isso, ajudam a combater a anemia, podendo também ser consumida por pessoas veganas ou vegetarianas para aumentar a quantidade de ferro no organismo.

É importante que em conjunto com as sementes de abóbora seja consumida também algum alimento fonte de vitamina C, pois assim é possível favorecer a sua absorção intestinal. Alguns alimentos ricos em vitamina C são a laranja, a tangerina, o mamão, os morangos e o kiwi. 

9. Alivia a dor de barriga

As sementes de abóbora ajudam a aliviar a dor de barriga e as cólicas menstruais, já que contém magnésio, que é um mineral que atua diminuindo a contração muscular e o funcionamento dos nervos e, como consequência, a dor menstrual.

10. Cuida da saúde do coração

Essas sementes possuem fitoesterois, magnésio, zinco, ácidos graxos bons e ômega-3, que ajudam a manter a saúde do coração já que exercem um efeito cardioprotetor, uma vez que ajudam a controlar a pressão arterial, a reduzir o risco cardiovascular, diminuir os níveis de colesterol e a controlar os níveis de açúcar no sangue.

11. Regula os níveis de açúcar no sangue

Como tem grande quantidade de fibras e de magnésio, as sementes de abóbora ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo muito importante para as pessoas diabéticas e para quem possui obesidade com resistência à insulina ou hiperinsulinismo.

Fonte: www.tuasaude.com

Foto: pixabay

A Tainá Alimentos utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.