Os principais alimentos sem glúten são as frutas, vegetais e carnes, pois não possuem a proteína em sua composição. Além disso, existem algumas farinhas que podem ser utilizadas para substituir a farinha de trigo ou de centeio (que contêm glúten), como farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de mandioca, por exemplo.
Os alimentos sem glúten são importantes para as pessoas que possuem doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten, e também para pessoas com autismo, já que essa proteína pode causar inflamação no intestino e sintomas como diarreia e dor abdominal, dificultando a absorção de alguns nutrientes.
No entanto, todas as pessoas podem se beneficiar ao diminuir o consumo de alimentos com glúten, já que estão presentes em alimentos que podem causar inflamação, inchaço e desconforto abdominal.
Lista de alimentos sem glúten
Os principais alimentos sem glúten são:
- Frutas;
- Legumes, vegetais e tubérculos como inhame, mandioca, batata e batata doce;
- Carnes, ovos, mariscos e peixes;
- Feijão, ervilha, lentilha e soja;
- Farinha de arroz, farinha de mandioca, amêndoa, coco, alfarroba, quinoa e ervilha;
- Arroz, milho, trigo sarraceno e quinoa;
- Maisena (amido de milho);
- Goma de tapioca;
- Fécula de batata;
- Polenta;
- Sal, açúcar, chocolate em pó, cacau;
- Gelatina;
- Óleos vegetais, incluindo o azeite de oliva;
- Oleaginosas, como amêndoas, nozes, castanha, amendoim e pistache;
- Leite, iogurte, manteiga e queijos.
Existem também outros alimentos sem glúten que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais como pão e macarrão, por exemplo, mas neste caso o rótulo do produto deve indicar “alimento sem glúten” ou “gluten free” para poderem ser consumidos.
Fonte: www.tuasaude.com
Foto: Pixabay