Categorias
Blog

Dieta sem glúten, como fazer?

A dieta sem glúten é necessária principalmente para quem tem intolerância ao glúten e não consegue digerir essa proteína, ficando com diarreia, dor e inchaço abdominal quando come essa proteína, como é o caso de quem tem doença Celíaca ou sensibilidade ao glúten.

A dieta sem glúten, algumas vezes, é utilizada para emagrecer porque são eliminados da alimentação vários alimentos, como pão, bolachas ou bolos, por exemplo, por possuírem glúten e assim diminui o valor calórico ingerido, facilitando a perda de peso numa dieta de emagrecimento.

Mas no caso de um doente celíaco a eliminação do glúten envolve a leitura detalhada de todos os rótulos de alimentos e até componentes de remédios ou batons. Porque a ingestão, mesmo que pequena de vestígios de glúten nesses produtos pode desencadear um processo infamatório grave. Nestes casos, a farinha de sorgo, que é naturalmente sem glúten e bastante nutritiva, pode ser uma alternativa.

Cardápio da dieta sem glúten

O cardápio da dieta sem glúten é difícil de seguir, pois são eliminados muitos alimentos comumente consumidos no dia a dia. Segue-se um exemplo.

  • Café da manhã – pão sem glúten com manteiga e leite ou tapioca.
  • Almoço – arroz com filé de frango grelhado e salada de alface, tomate e repolho roxo, temperada com azeite e vinagre. Para sobremesa melancia.
  • Lanche – vitamina de morango com amêndoas.
  • Jantar – batata cozida com pescada e brócolis cozidos, temperados com vinagre e suco de limão. Maçã para sobremesa.

Que alimentos se pode adicionar na dieta

Para criar seu próprio cardápio, pode seguir alguns dos exemplos desta tabela:

Tipo de alimentoPode comerNão pode comer
SopasDe carne e/ou legumes.De miojo, enlatadas e industrializadas.
Carnes e outras proteínasCarne fresca, aves, frutos do mar, peixe, queijo suíço, queijo creme, cheddar, parmesão, ovos, feijão branco seco ou ervilhas.Preparados de carne, comidas industrializadas, suflês com farinha ou queijo cottage.
Batata e substitutos da batataBatata, batata-doce, inhames e arroz.Creme de batata e preparados industrializados de batata.
LegumesTodos os legumes frescos ou enlatados.Legumes cremosos preparados com farinha e legumes industrializados.
PãesTodos os pães feitos com farinha de arroz, maisena, tapioca ou sojaTodos os pães feitos com trigo, centeio, cevada, aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo ou malte. Todos os tipos de bolachas.
CereaisArroz, milho puro e arroz doceLanches com cereais, farinha de trigo, uvas secas, mingau de aveia, gérmen de trigo, cereais de milho ou cereais com malte adicionado.
GordurasManteiga, margarina, óleo e gorduras animais.Cremes e molhos preparados e industrializados.
FrutasTodas as frutas frescas, congeladas, enlatadas ou secas.Frutas preparadas com trigo, centeio, aveia ou cevada.
SobremesasTortas caseiras, biscoitos, bolos e pudins feitos com milho, arroz ou tapioca. Gelatinas, merengue, pudim de leite e sorvete de frutas.Todos os doces e sobremesas industrializados.
LeiteFresco, seco, evaporado, condensado e creme doce ou azedo.Leite maltado e iogurte industrializado.
BebidasÁgua, café, chá, sucos de fruta ou limonada.Pó de frutas, cacau em pó, cerveja, gin, uísque e alguns tipos de café instantâneo.

No entanto, é necessária uma avaliação com um nutricionista, para que sua dieta seja personalizada e a quantidade de calorias a ser ingerida seja avaliada pelo profissional.

Fonte: https://www.tuasaude.com/

Imagem: Freepik

A Tainá Alimentos utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.