A Castanha de Caju é um fruto típico da região nordestina, caracterizada pelo seu sabor único que combina de modo harmônico o doce e o salgado. Este fruto é destaque em termos nutricionais e traz uma série de benefícios para o nosso organismo, devido a sua composição de polifenóis e carotenóides, que possuem ação antioxidante.
Os principais benefícios deste alimento são estes:
Prevenção do envelhecimento precoce
Os antioxidantes combatem os radicais livres evitando danos às células do nosso organismo. No caso da castanha de caju, esta possui carotenóides e vitamina E que contribuem para combater a flacidez, rugas e o envelhecimento precoce.
Ajuda a controlar o colesterol e triglicerídeos
A castanha de caju é conhecida também por possuir quantidades boas de gorduras poli-insaturadas que contribuem para controlar os níveis de colesterol ruim (LDL) e promover o aumento do colesterol bom (HDL).
Outro fator importante é que o fruto contribui para a redução da concentração de triglicerídeos no intestino. Rica em fibras, diminui a predisposição a doenças como infarto e aterosclerose.
Auxilia na regulação da glicose no sangue
Como mencionamos acima, a castanha de caju é rica em fibras, e isto, contribui para retardar a absorção de açúcares. Assim, a castanha de caju, auxilia na regulação dos níveis de glicose no sangue e prevenindo a ocorrência de resistência à insulina e diabetes.
Melhora a depressão
Além dos benefícios do corpo, a castanha de caju faz bem pra mente. Rica em magnésio e triptofano, o fruto participa da produção de serotonina, neurotransmissor que atua no sistema nervoso central, melhorando o humor e a depressão.
Controla a pressão arterial
Por ser rica em magnésio e potássio, minerais conhecidos por favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos e auxiliarem na eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, a castanha de caju, controla a pressão alta, facilitando a circulação de sangue ao longo do organismo.
Os benefícios citados acima são apenas alguns que este fruto carrega. Embora seja uma aliada da saúde, é preciso ter cuidado com o manuseio do produto para evitar que ela se transforme em uma vilã no seu organismo.
A diretora geral da Tainá Alimentos, Talita Knupp, em entrevista anterior, mencionou que a castanha é um alimento que costuma ser consumido diretamente após ser retirada da embalagem. Portanto, é fundamental estar atento aos processos de produção e à higienização do local de compra do produto.
Pois, como afirmou o engenheiro de alimentos, Jaime Augusto Menegassi, o armazenamento inadequado também representa um risco. A castanha pode ficar suscetível ao desenvolvimento de fungos que produzem aflatoxinas em níveis elevados.
Essas toxinas podem ser prejudiciais ao organismo, causando sintomas como dores, vômitos e supressão do sistema imunológico, além de aumentar o risco de doenças mais graves. A contaminação está diretamente relacionada a complicações hepáticas, como cirrose e hepatite B.
Portanto, para evitar que a castanha de caju traga malefícios ao invés de contribuições, procure comprar sua castanha de caju em marcas que possuem rigoroso processo de higienização e armazenamento, como é o caso da Tainá Alimentos.
Além de validar o fornecedor, a indústria realiza laudos internos para comprovar a qualidade do produto para o consumo. Além de oferecer aos colaboradores treinamentos periódicos de limpeza.
Para encontrar este e outros produtos da Tainá Alimentos, procure lojas de produtos naturais na sua região e pergunte sobre a marca e se for preciso, se informe com o produtor do item que você deseja consumir.
Ao comprar um produto de qualidade, como a castanha de cajú, você terá certeza de que o alimento se transformará de modo verdadeiramente benéfico em seu organismo!
Fonte: Gazeta do Povo
Foto: Divulgação