Se você tem uma loja de produtos naturais ou pretende abrir uma, é preciso ficar atento à rotulagem.
Saber como ela é feita e quais as quantidades corretas é essencial para entregar um produto confiável ao consumidor e, claro, que esteja dentro das normas do setor.
Para saber mais sobre a nova regra de rotulagem, veja os materiais da Tainá Alimentos, no canal da Gazeta do Povo. Lá você encontra conteúdos completos sobre rótulos e tudo o que envolve o universo dos produtos naturais.
Para calcular a quantidade que vai no rótulo de um alimento, é preciso levar em conta sua porção. E quem pode ajudar com isso é a tabela de referências da Anvisa, onde você encontrará a categoria do seu produto.
Se porventura nenhuma das opções apresentadas na tabela se encaixarem ao seu produto, será preciso fazer o cálculo de valor energético com base em 100g de alimento. Para isso, utilize o item 4 da tabela de RDC nº 359.
O próximo passo é realizar a lista de ingredientes. Saiba quais são os ingredientes da receita e as quantidades de cada item.
Para calcular a porcentagem de cada ingrediente no produto, é preciso realizar uma regra de três. Quer um exemplo prático? Se você utilizar 100 gramas de farinha em um bolo de 1000 gramas, a porcentagem de farinha é de 10%.
Na sequência, chega o momento de utilizar a tabela de composição de alimentos. Ela é utilizada para calcular os valores nutricionais de carboidratos, proteínas, gorduras, entre outros.
Apesar de terem algumas tabelas no mercado, as mais utilizadas são a TACO, elaborada pela Unicamp, e a TBCA da USP.
Tabela TACO – É uma das mais completas tabelas de composição de alimentos.
Tabela TBCA – A TBCA já está na sua sexta edição. Por utilizar informações da própria TACO e demais tabelas, a TBCA já inclui as informações sobre alimentos cozidos e preparados.
Caso algum ingrediente do seu produto não esteja nas tabelas, será necessário enviá-lo para uma análise físico-química em um laboratório antes da comercialização.
Por fim, mas não menos importante, é preciso calcular o valor energético total do alimento. Para isso, você deve utilizar as seguintes medidas de conversão:
- gorduras: 9 kcal/g — 37 kJ/g;
- proteínas: 4 kcal/g — 17 kJ/g;
- carboidratos: 4 kcal/g — 17 kJ/g.
Para realizar as conversões necessárias, basta multiplicar o valor pelo fator de conversão de cada item nutricional listado acima.
Empresas como a Tainá Alimentos já estão por dentro dessas novas mudanças de rótulo e preservam pelo cálculo correto em seus produtos.
Especializada em produtos naturais, a Tainá entrega opções alimentícias que preservam a maioria dos nutrientes originais encontrados nos ingredientes naturais. Tudo isso dentro da correta norma de rotulagem, trazendo ainda mais transparência para os alimentos que produz.
Fonte: Gazeta do Povo
Foto: Freepik