Chegou uma das épocas mais saborosas do ano: o inverno. Para celebrar esse período especial, que tal aquecer as noites frias e explorar sabores? Para agradar os mais variados paladares, os professores do Centro Universitário Una indicam algumas receitas tradicionais, mas com toques especiais: desde a clássica canjica doce, que ganha um sabor cítrico da laranja; passando por um caldo de legumes picante; pelo sempre saboroso chocolate quente que, aqui, ganha o dulçor do mel; e chegando ao exótico Quentão Gourmet. A Una integra o Ecossistema Ânima, em Minas.
1 – Canjica com raspas de laranja
A clássica canjica é a dica de professora do curso de Gastronomia da Una, Rosilene Campolina. Porém, a receita da “Canjica Deliciosa” ganha um toque de raspas de laranja.
Ingredientes
500g de milho para canjica (branco ou amarelo)
Pau de canela a gosto
6 cravos-da-índia
1 anis estrelado (opcional)
2 xícaras de açúcar branco ou mascavo
1 lata de leite condensado
2 litros de leite
1 vidro de leite de coco
200 g de coco ralado
200g de amendoim torrado, sem pele e triturado
Casca e raspas de 1 laranja (sem a parte branca)
Uma pitada de sal
Coco queimado ralado e canela em pó para finalizar
Modo de preparo
Lave e escorra o milho de canjica, coloque para cozinhar na panela de pressão junto com a canela, os cravos e o anis. Complete com água até cobrir toda a canjica, ultrapassando 4 centímetros. Feche a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos, observando sempre se ainda tem água na panela (cuidado para não deixar queimar).
Assim que o milho estiver cozido e quase sem água, retire os cravos, a canela e o anis e adicione a casca da laranja, o açúcar, a lata de leite condensado e os dois litros de leite, sempre colocados aos poucos. Deixe ferver fora da pressão, mexendo sempre para não agarrar.
Adicione leite de coco, o coco ralado, o amendoim triturado e a pitada de sal. Retire a casca da laranja, o pau de canela e os cravos. Acrescente as raspas da laranja. Sirva quente em canecas ou tigelas polvilhadas com coco queimado e canela em pó.
Toque de chef: se quiser diminuir o tempo de cozimento da canjica, deixe o milho de molho por algumas horas. Você também pode substituir o açúcar branco pelo mascavo, para dar à canjica um toque “caipira” e que lembrará o sabor de rapadura.
2 – Caldo de cenoura e abóbora picante
Para quem ama uma receita salgada, tem dica também. A professora do curso de Nutrição da Una Denise Perez ensina este caldo que tem textura aveludada e sabor picante.
Ingredientes
1 quilo de abóbora japonesa descascada e picada
3 cenouras descascadas e picadas
2 dentes de alho sem a pele e sem o germe (parte central que tem sabor mais forte)
1 cebola pequena descascada e cortada em quatro partes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 litro de água
Para a finalização, se necessário:
1 colher de sopa de mostarda amarela em pó
1 colher de chá de páprica picante
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela coloque as cenouras, a abóbora, a cebola e o alho. Cubra com a água morna e deixe cozinhar até que tudo esteja bem tenro. Processe tudo com ajuda de um mixer (ou batendo rapidamente no liquidificador). Tempere com sal, pimenta, mostarda em pó e páprica picante. A cor deste preparo fica linda. Esta receita é a base que pode ser adaptada para outras variedades de vegetais como abobrinha, couve-flor, repolho ou brócolis.
3 – Chocolate quente com mel
Aqui vai mais uma boa dica da professora Denise Perez. Vai um chocolate quente aí? Com sua cremosidade e sabor inebriantes, potencializados pelo mel, a bebida completa o cenário de nostalgia desta listagem de receitas.
Ingredientes
300ml de leite de vaca (ou pode ser bebida vegetal para intolerantes à lactose)
1 colher de sobremesa de cacau em pó
1 colher de sobremesa de mel
Modo de preparo
Leve o leite ao fogo até esquentar bem. Adicione o cacau em pó, mexa bem para misturar e adoce com mel.
4 – Quentão gourmet
Quem diria? Até o tradicionalíssimo quentão também pode ganhar um toque sofisticado e virar gourmet. Quem garante a ideia é outro professor do curso de Gastronomia da Una, o mixologista, Victor Quaranta.
Ingredientes
1 litro de água
200g de gengibre picado
1 colher de chá de cravo-da-índia
1 colher de sopa de canela em pau
100g de flor de hibisco
100g de casca de laranja-baía (sem a parte branca, pois pode amargar)
100g de casca de limão siciliano (sem a parte branca, pois pode amargar)
100ml de suco de limão-taiti
200g de açúcar
200ml de cachaça de carvalho e amburana
Modo de preparo
Faça um chá com o gengibre, cravo, canela, hibisco, as cascas da laranja-baía e do limão siciliano e o suco de limão. Coe. Adicione o açúcar neste chá e deixe ferver. Por fim, acrescente a cachaça, ferva mais um pouco e sirva.
Fonte: Estado de Minas
Foto: KamranAydinov/Freepik