Os temperos dão sabor especial aos alimentos aos quais são acrescentados. Além do alho e da cebola, presentes na maioria dos pratos de arroz e feijão no Brasil, outras especiarias podem ajudar a dar um toque especial às refeições. Conheça alguns desses temperos, arrisque-se a experimentar e escolha o seu preferido.
Açafrão-da-terra ou cúrcuma
Devido à sua cor amarelada, o açafrão-da-terra, típico da culinária indiana, é muito utilizado na indústria para colorir laticínios, bebidas e molhos, como a mostarda. Na mesa do brasileiro, sua versão em pó é indicada para dar sabor especial a ensopados, molhos, peixes, carne de frango, pratos à base de feijão, batata, massas, maionese e receitas com ovos. Não confunda com o açafrão, tempero em pó tradicional na cozinha espanhola, feito com o estigma da flor de outra planta.
Alecrim
Erva aromática de sabor forte que dá um toque especial à carne de porco, aves e peixes. Também combina com receitas à base de legumes, omeletes, frutos do mar e molhos, mas todos em pouca quantidade, pelo sabor acentuado das folhas. Pode ser usado seco ou fresco.
Cebolinha
A melhor forma de usar a cebolinha é fresca, em saladas verdes ou batatas. Vai bem salpicada em sopas, purês de batata, batatas assadas, omeletes e outros pratos com ovos.
Coentro
O coentro é um tempero bastante comum no nordeste e sudeste do Brasil. Suas folhas frescas têm sabor intenso e levemente cítrico, o que dá um ar refrescante aos pratos. É ideal para complementar o preparo de peixes assados e cozidos e moquecas.
Colorau ou urucum
A melhor forma de utilizar o colorau é em pó, para dar cor avermelhada aos pratos e acentuar o visual dos molhos. Seu sabor é bastante suave.
Cominho
O sabor ligeiramente picante do cominho fica melhor se as sementes, que devem ser previamente torradas, forem trituradas no momento do preparo dos pratos. O tempero combina com carnes vermelhas, molhos, cremes, legumes, sopas e pães.
Louro
A folha do louro não pode faltar no cozimento do feijão e da feijoada. Também combina com carnes assadas, ensopados, molhos, sopas e legumes cozidos. As folhas secas e inteiras são acrescentadas durante o preparo dos pratos e devem ser retiradas ao final do cozimento.
Manjericão
Ingrediente principal do pesto, o sabor do manjericão é marcante, o que dá um toque especial também ao molho de tomate, no acompanhamento de massas e pizzas. Fica melhor quando as folhas estão frescas.
Noz-moscada
A noz-moscada é ralada no momento do preparo do prato, emprestando seu sabor adocicado e forte. Deve ser utilizada com delicadeza para não se sobressair ao sabor original dos alimentos.
Orégano
O orégano pode ser consumido fresco ou seco. Seu sabor meio amargo combina muito bem com pizzas, molho de tomate, ensopados e legumes.
Páprica
Com sabor doce e levemente picante, o condimento feito a partir do pimentão vermelho, dá um toque especial a ensopados e carnes cozidas. Também serve para colorir molhos, arroz, legumes e frango.
Pimenta-do-reino
A pimenta-do-reino pode ser encontrada em três estágios de maturação das sementes: verde, quando ainda estão frescas e seu sabor é bastante suave; preta, que é a mais comum, quando já está madura, utilizada com casca, com sabor forte e marcante; e branca, que é a semente madura, porém sem casca, com sabor mais suave.
Salsinha ou salsa
Muito utilizada na decoração de pratos, a salsinha dá sabor especial aos patês, omeletes, sopas, saladas, molhos, purês, tempero de manteiga, no preparo de carnes e conservas.
Sálvia
A sálvia é um condimento de sabor ligeiramente amargo que combina muito bem com carne bovina ou suína, peixes, ovos, queijos e legumes secos. Fica melhor quando as folhas estão frescas.
Tomilho ou poejo
As folhas e flores do tomilho podem complementar o preparo de sopas, aves, peixes, carnes, saladas e molhos. Melhor usar as folhas frescas.
Fonte: UOL
Foto: Freepik