Com as pessoas dando uma ênfase cada vez maior para a saúde e o bem-estar, a demanda por produtos naturais no Brasil se expandiu nos últimos anos. Como mostra o levantamento elaborado pela SEBRAE, entre 2013 e 2022, foram abertas 138.795 empresas no ramo de produtos naturais, representando uma variação empresarial de 127,64%. Além disso, as lojas de produtos naturais têm uma tendência de crescimento estimada em 25%, consoante a mesma pesquisa.
Estes dados demonstram alguns fatores interessantes: o aumento da procura dos consumidores por esses produtos e serviços além de um potencial de investimento promissor para quem deseja empreender na área.
Pensando nisso, neste conteúdo trouxemos algumas dicas para ajudar você a montar uma loja de produtos naturais de sucesso.
O nicho que engloba os ‘’produtos naturais’’ é vasto. Por esse motivo, é importante, antes de mais nada, definir com quais produtos você deseja atuar: alimentação natural, produtos para cuidados pessoais, produtos para pets, entre outros.
Para exemplificar de modo amplo, reunimos a seguir, algumas orientações que você pode aplicar para criar o seu empreendimento. Cabe destacar que estamos fazendo um recorte para lojas físicas.
Pesquisa e Planejamento
Realizar uma pesquisa prévia para avaliar as condições de sucesso do negócio é essencial para conseguir visualizar mais a frente o retorno do seu investimento. Nesta etapa procure desenvolver as seguintes análises:
- Quem será o seu público alvo? Quais são suas preferências e hábitos de consumo neste mercado?
- Estude a concorrência: quem são as principais marcas do mercado? Como você pode se diferenciar delas? Como você pode aprender com elas?
- Defina o seu posicionamento de marca pensando quais serão os valores e diferenciais para destacá-la no mercado.
Legalização e Infraestrutura
- Registre um CNPJ para sua empresa. Para evitar erros, contrate um contador para auxiliar você nestas questões burocráticas.
- Procure colocar em dia as licenças e demais autorizações que impedem o seu negócio de funcionar, como o alvará de funcionamento e a licença sanitária, por exemplo.
- Escolha o local estratégico de fácil acesso ao público considerando também a disposição do local para expor seus produtos.
Seleção de Produtos
Construa um diferencial para sua loja por meio de uma variedade de produtos.
- Pesquise fornecedores confiáveis.
- Avalie os produtos, preços, prazos de entrega e políticas de trocas.
- Selecione produtos considerando a demanda do seu público-alvo. No caso de lojas de alimentos naturais, considere trabalhar com alimentos para o público celíaco e para as demais alergias alimentares.
Visual Merchandising
O modo de organização e disposição dos produtos na loja influenciam o desejo de sua aquisição, em consequência, no sucesso do seu negócio.
Organize os produtos considerando a circulação dos clientes no espaço e destacando os produtos desejados.
É interessante utilizar prateleiras, cestas e até mesmo displays para exibir os produtos de modo atraente.
Marketing
A divulgação do seu negócio e seu posicionamento na internet é essencial para que seu negócio seja conhecido. Veja algumas estratégias que podem te auxiliar nestas questões:
- Identidade visual que transmita a partir de um design marcante os valores de sua marca.
- Embarque com sua empresa em redes sociais e crie um site para promover sua loja e educar o público sobre os benefícios dos produtos que você oferece.
- Procure criar parcerias com influenciados, profissionais de áreas relacionadas à saúde e bem-estar, como nutricionistas, educadores físicos, atletas e muito mais.
- Se for viável, procure profissionais especializados na área para ajudar você a criar um planejar de modo mais eficiente sua empresa.
Além disso, continue se desenvolvendo e acompanhando as mudanças do mercado com cursos e capacitações que envolvem o tema do seu negócio. Há alguns programas e incentivos gratuitos, e outros com valores mais acessíveis, relacionados a formação de empreendedores em diversas cidades. Procure o mais próximo de você para empreender com mais tranquilidade e planejamento!
Como mencionamos acima, para encontrar fornecedores confiáveis e de qualidade, é necessário definir em qual nicho de produtos naturais você deseja empreender. Mas de modo geral, reunimos algumas dicas que podem ajudar você a encontrar fornecedores para sua loja. Veja a seguir:
- Pesquisa Online e em Diretórios Online sobre produtos naturais. Analise os sites e redes sociais da empresa, converse com pessoas que trabalham no local e não deixe de conferir a reputação e credibilidade da marca, por exemplo, em páginas como o ‘’Reclame Aqui’’, onde é possível avaliar o atendimento, problemas e principalmente, o modo como eles resolvem as questões levantadas pelos consumidores.
- Faça parcerias com produtores locais caso o produto oferecido por eles faça sentido com o seu negócio.
- No caso de lojas voltadas para comercialização de alimentos naturais, considere empresas como a Tainá Alimentos, que possuem diretrizes rigorosas na higienização, manuseio e produção dos produtos para entregar produtos seguros para o consumo, além de comprovação de testes certificados pela pela AOAC (Association of Official Analytical Collaboration International) que contribuem para evitar a contaminação cruzada e demais prejuízos a segurança alimentar dos consumidores.
- Considere empresas com um amplo portfólio de produtos e que estes abranjam as necessidades de seu público alvo.
- No caso da comercialização de produtos sem glúten, esteja atento ao rótulo e procure saber detalhes com seus fornecedores como por exemplo, o número do ppm. Seguindo as diretrizes do Codex Alimentarius, um programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1963, para ser considerado livre de glúten, um alimento deve conter no máximo 20 ppm (partes por milhão) de glúten. Mas algumas indústrias, como a Tainá Alimentos se destaca conseguem garantir que seus produtos apresentem um nível ainda mais baixo, não ultrapassando 5 ppm.
Fonte: Gazeta do Povo
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